Livro – Desperdicio Zero na Cozinha

Livro - Desperdício Zero na Cozinha

Data de Publicação: novembro de 2015

Apresentado por Elizabeth Silva (UNESCO), Sandra Celas e Susana Gaião Mota.

 

Nestes tempos de crise, o segredo é reutilizar e reciclar. Nada vai para o lixo!

Um livro que ensina a não desperdiçar o que lhe faz bem, com a garantia de um dos mais destacados nutricionistas da actualidade.

Comer saudável é aproveitar todos os nutrientes que os alimentos nos dão: compre menos, desperdice pouco, coma melhor!

O autor e nutricionista Alexandre Fernandes, um dos convidados nas celebrações dos 70 anos da UNESCO/Dia Mundial da Ciência, propõe neste livro poupar dinheiro e energia, aproveitando cascas, talos e folhas dos alimentos, reaproveitando sobras de forma imaginativa e evitando ao máximo o desperdício.

Mais de 60 receitas saborosas e nutritivas para aproveitar integralmente os alimentos e ter desperdício zero na cozinha, no Ano Internacional dos Solos.

Desperdício Zero tem como objectivo apresentar algumas das muitíssimas receitas que previnem o desperdício alimentar, de forma a ajudar a erradicar a fome, a poupar algum dinheiro e a proteger o meio ambiente.
Diz-se que a mudança passa por comportamentos e atitudes cultivadas no dia-a-dia e que as boas acções começam em casa. Logo, essa mudança pode ser feita por si, já hoje. Garanta a todos nós um futuro risonho preservando desde já o meio ambiente.

A alimentação é uma das maiores preocupações do nosso dia-a-dia. Comprar os alimentos e prepará-los de maneira adequada torna-se cada vez mais importante, diante das dificuldades económicas que existem. Por isso, um dos hábitos que devemos interiorizar no quotidiano é aproveitar integralmente todas as partes dos alimentos, para evitar o desperdício.
E isso significa aproveitar tudo o que for possível dos alimentos e nunca deitar fora o que nos pode servir como fonte de nutrientes ou ajudarnos a alcançar uma alimentação equilibrada e saudável. Evitando o desperdício, os gastos com a alimentação podem ser reduzidos – e muito!
Não deite fora as partes dos alimentos que podem ajudar – a qualquer um de nós, como da nossa família – a ter uma refeição mais completa, com tudo o que é necessário para o crescimento e a saúde do organismo.